domingo, 10 de abril de 2016

Diferenças: Melipona Mondury vs Melipona Rufiventris


Como morador do estado de Santa Catarina tenho grande cuidado em adquirir abelhas nativas da região. As abelhas sem ferrão são muito dependentes do ecossistema onde vivem, têm uma relação íntima com a flora disponível. Além disso elas são responsáveis pela polinização de 80 a 90% das plantas nativas no Brasil. Sendo assim, as melhores espécies para criar são as que naturalmente existem na região onde se deseja instalar um meliponário.

Dentre as nativas de Santa Catarina me interessei muito pela Melipona Mondury, conhecida popularmente também como Bugia, Monduri, Tujuba ou Uruçu Amarela, ela é nativa da Mata Atlântica nos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mas pesquisando sobre ela na internet ficou bem difícil de conseguir identificar as diferenças entre ela e sua irmã próxima a Melipona Rufiventris, que é natural das regiões de cerrado nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e  São  Paulo, e também é conhecida como Uruçu Amarela. Foram horas e horas pesquisando na internet, em vários artigos e catálogos até encontrar uma forma de conseguir diferencia-la.

Na minha opinião a forma mais fácil de diferenciar as duas foi através da observação da pelagem da tíbia. A Melipona Mondury tem os pelos da tíbia castanho claro enquanto que a Melipona Rufiventris tem pelos da tíbia mais escuros quase pretos.

Para facilitar a identificação montei uma imagem com exemplos que segue abaixo:

Na imagem acima, no lado esquerdo estão fotos da Melipona Mondury e no lado direito da Melipona Rufiventris. Os círculos verdes destacam a diferença na coloração dos pelos da tíbia. O texto no centro destaca as principais diferenças morfológicas.

Munido desta informação consegui adquirir com segurança meu primeiro enxame de abelhas Bugias, espero que estas informações sejam úteis para aqueles que estão interessados nesta belíssima abelha amarela.

Abaixo seguem fotos das minhas Melipona Mondury(Bugias):


Fontes:
http://locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/3871/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y

http://livros01.livrosgratis.com.br/cp126134.pdf

http://digiins.tari.gov.tw/tarie/treelist003E.php?id=apid07035001&lev1=3&lev2=0/1/7/&lev3=01&page=3

http://digiins.tari.gov.tw/tarie/treelist003E.php?id=apid07033001&lev1=3&lev2=0/1/7/&lev3=01&page=2


http://moure.cria.org.br/catalogue?id=34670

http://abelhadeouro.blogspot.com.br/2011/07/urucu-amarela-m-rufiventris-mondory.html

http://alexandria.cpd.ufv.br:8000/teses/entomologia/2004/181154f.pdf

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0ahUKEwjTv-bMpoXMAhWLOD4KHdakCKUQFgghMAE&url=http%3A%2F%2Fwww.ufv.br%2Fdbg%2FResumos%25202009b%2Fresumo%2520Camila%2520Valente%2520Pires.doc&usg=AFQjCNEzJpXKYFPG-0xfNEAo_rRSycT6HQ&sig2=EuXdi-s1kEuou5sAiEhYPQ&bvm=bv.119028448,d.cWw&cad=rja

26 comentários:

  1. Muito proveitoso seus conhecimentos, parabéns por dividi los.

    ResponderExcluir
  2. Opa, amigo. Muito boa suas observações. Gostaria de adquirir um enxame de Bugia, conhece alguém que venda para me indicar ou você mesmo vende?

    Qualquer coisa entrar em contato comigo: 82 999143787

    Grato desde já

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, so esqueceu de citar aonde tirou as fotos da modory na internet. E tem mais um detalhe existe outra especies de urucu amarela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas as outras são facilmente identificadas...Estas duas não por estes detalhes alias é o que se trata aqui não?

      Excluir
    2. As uruçus das fotos são dele, imbecil!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quero criar uruçu amarela na região da serra do cipó. Lá temos tanto cerrado quanto mata atlântica. Altitude de 1000m. Alguém sabe me indicar qual variedade seria mais apropriada para a criação?

    ResponderExcluir
  7. Oi boa tarde, muito boa tua explicação, mas tenho uma pergunta.
    Na internet falam que não se deve esquentar mel que perde os nutrientes.
    Aí fiquei confuza
    Vi que é receita de um professor mas aí a dúvida fica.
    Eu faço xarope mas sempre deixo esfriar depois acrescento o mel.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado,por dividir estas preciosas informaçõe.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela excelente pesquisa! Só quem realmente ama esses bichinhos para achar tempo para produzir um material como esse é disponibilizar para que interessa.

    ResponderExcluir
  10. Valeu, cara. Aqui no Paraná estou com o mesmo problema. Muitos confundem e chamam bugia de forma indistinta, sem diferenciar a melipona rufiventris da melipona mondury (e ainda aqueles que confundem a mondury com manduri... aí fica difícil. Se tiver indicação de enxame da Mondury, avisa aqui.

    ResponderExcluir
  11. Vale lembrar: a rufiventris entrou na lista de perigo de extinção. Portanto, amigos meliponicultores, favor deixarem alguns enxames escapar para a natureza quando se trata de nativas da região. Vamos ajudar o ecossistema a se recompor. Nada de pensar em lucro.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou d Rio Grande do Sul gostaria de saber se melipona mandury aguenta aqui n Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  13. Conhece alguém que tenha para vender tiuba ou urrucu cinzenta

    ResponderExcluir
  14. também tenho, a melipona mondory elas são demais, abraço a todos os amantes das nativas do Brasil

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma dúvida: A melipona mondury é defensiva? Gstaria de dar uma para meu pai, ele é idoso e mora em um terreno pequeno, tendo que passar sempre em frente de onde ficaria a caixa. Como ele mora no litoral do Paraná, acho que esta é a espécie de Melipona que melhor se adapta, mas também preciso que seja uma abelha bem mansa.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Graças à sua info, consegui identificar a existência da M.Mondury aqui na minha região. Não sou apicultor, apenas cuidador. Gostaria de comprar mel e geoprópolis da Bugia amarela. Se vc tiver, por favor, me avise pelo WhatsApp 14997629696. Obrigado. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de ter uma bugia sou de São Francisco do Sul SC
    Tenho uma mqq 47996439719

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela sua matéria, agora consigo identificar as duas espécies

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Pelo seu tempo dedicado aos estudos sobre estas espécies de abelhas pois muitos Meliponicultores ainda tem muitas dúvidas sobre o assunto 👆. Excelente explicações 👍.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gosto e acho interesante pois depois de quase um seculo é que percebemos que existem estas abelhas tão lindas e promosoras

      Excluir