sábado, 23 de junho de 2018

Xarope de açúcar invertido para abelhas sem ferrão (ASF)

Xarope de açúcar invertido para abelhas sem ferrão (ASF)

     Alimentar as abelhas é uma prática recomendada por muitos especialistas, criadores e cientistas.
Todavia, a quantidade, o tipo de alimento e a periodicidade da alimentação são questões importantes que devem ser tratadas com cuidado, pois nem todo alimento é bom, tudo que é demais faz mal e  pouco alimento também pode ser prejudicial.

    Nesta postagem não irei tratar sobre quantidades e nem periodicidade. O foco será em como preparar um alimento energético, saudável e nutritivo para as abelhas sem ferrão.

    Este preparo é baseado na receita do artigo do professor Harold Brand, ao qual tive o prazer de conhecer ao participar de alguns minicursos na Feira Combrapi de 2018 em Joinville - SC. E no artigo da pesquisadora Fábia de Mello Pereira, da Embrapa Meio Norte, ao qual fala da importância de se ter cuidado no preparo de açúcar invertido para não formar HMF(hidroximetilfurfural) em excesso.

Ingredientes:

   Neste preparo usei as quantidades abaixo, mas atualmente estou fazendo o dobro. Vocês podem multiplicar ou dividir as quantidades da fórmula para atender sua demanda.
  • 1330 gramas de açúcar
  • 600ml de água
  • 2 gramas ácido cítrico
  • 60 gramas de mel
    Recomendo usar açúcar mascavo ou demerara, mas pode ser utilizado também açúcar VHP ou cristal. Não é recomendado o uso de açúcar branco refinado.
O açúcar mascavo e demerara são açucares com mais nutrientes do que os outros açucares.
    Ao lado segue imagem com relação de propriedades e processamento do açúcar. O VHP não está na imagem, mas ele ficaria entre o demerara e o cristal.

Modo de Preparo:

  1.     Primeiramente misture em uma panela o açúcar e a água. Leve-os ao fogo e fique mexendo até que comece a sair vapor. 
  2.     Quando começar a sair vapor adicione o ácido cítrico e o mel. Mexa estes ingredientes e baixe o fogo. Deixe no fogo baixo de 25 a 30 minutos. Neste período não precisa mais mexer.





Armazenamento:

    Após preparar armazene em recipiente fechado, em local ao abrigo de luz solar/artificial. A luz acelera a formação de HMF, que é prejudicial para nós e para as abelhas. Recomendo armazenar seu mel também desta forma para prevenir a formação de HMF no mesmo. O xarope de açúcar invertido dura meses se armazenado desta forma.

Alimentando as abelhas:

    Quando for alimentar as abelhas pode-se servir o xarope puro ou adicionar algum suplemento vitamínico de aminoácidos, como o Glicopan por exemplo. A proporção é 20 gotas de Glicopan por litro de xarope. As vezes eu coloco esse suplemento. A vantagem é que as abelhas recebem um alimento que não é apenas energético, contendo mais nutrientes. A desvantagem é que após colocar esse suplemento a durabilidade do alimento diminui. Então eu costumo intercalar, as vezes dou com suplemento outras vezes sem. O importante é não armazenar misturado com o suplemento, pois estraga mais rápido, só misture na hora que for servir as abelhas.

Abaixo segue o vídeo com o preparo:


Onde comprar ácido cítrico:
   Encontrei em farmácias de manipulação e em empresas que vendem produtos para laboratórios.
Recomendo comprar em empresas que vendem produtos para laboratórios pois, apesar de ter que comprar em maior quantidade, sai muito mais em conta. Paguei em 1kg o que pagaria em 50gramas se comprasse na farmácia de manipulação.

Recomendo a leitura dos artigos abaixo aos quais me deram o embasamento para este preparo. Eles trazem informações detalhadas sobre este xarope.


ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL PARA MELIPONÍDEOS (Prof. Harold Brand.)
https://drive.google.com/file/d/0B0sT2X2prj9XM1dCUk9wOXVXOXc/view?usp=sharing

Alimentação energética para abelhas durante a entressafra (Fábia de Mello Pereira)
http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?id=22890&secao=Colunas%20Assinadas



Um comentário: